Série de Setembro

Série de Setembro

[IN]DEPENDÊNCIA

“Independência ou morte!” – teria bradado Dom Pedro I às margens do atualmente poluído rio Ipiranga, em São Paulo. O brado induzia à ideia de que a submissão à Portugal era o grande problema do Brasil. Em 07 de setembro de 1822, o Brasil torna-se uma monarquia politicamente independente. Anos mais tarde, a culpa seria do regime, a monarquia. Homens como Tiradentes tornaram-se símbolos da luta pela proclamação da República, ocorrida em 15 de novembro de 1889. Especialmente no pós-guerra, a discussão passaria a ser o sistema, capitalista ou socialista.

Em 1964, sofremos um golpe militar para evitar que nosso país “sucumbisse” ao comunismo. Acreditamos firmemente que a redemocratização, o direito ao voto e a Constituição de 1988, trariam mudanças profundas e significativas ao país. Vimos a esquerda moderada retirando cerca de 30 milhões de brasileiros da miséria. Nos decepcionamos com a corrupção endêmica. Sucumbimos ao capitalismo individualista e consumista? Ainda sonhamos com um país diferente? Há esperança?

Nesta nova série queremos refletir sobre estes temas que tem sido tão discutidos nos últimos tempos: ética, corrupção, jeitinho brasileiro. Queremos nos perguntar pela nossa responsabilidade social diante da injustiça, desigualdade e exploração. Também compreender melhor a polêmica relação entre fé e política. Você é nosso convidado!

  • 03/09 – [In]dependência
    10/09 – Ética, corrupção e jeitinho brasileiro
    17/09 – A fé diante das mazelas sociais
    24/09 – A fé e o envolvimento político
Compartilhe este conteúdo!
Habilidades

, ,

Postado em

28 de agosto de 2017