Espírito Santo! Prazer em conhecer!

02/06: Promessa Cumprida!
O que muda do AT para o NT no que concerne ao ES? Ele é uma promessa dada ao povo de Israel acerca da chegada de um novo tempo (profeta Joel). Os apóstolos de Jesus afirmaram que tal promessa foi cumprida na vida deles (Atos 2). Qual o significado do cumprimento desta promessa? Que implicações isto traz para nós? O que mudou depois disto? Essas são algumas das perguntas que vamos perseguir nesta primeira mensagem. Além disso, vamos refletir porque o ES é tão pouco tematizado em nosso contexto luterano. Por que existem cristãos “pentecostais” enquanto outros se dizem “cristocêntricos”? Essa reflexão passa, inclusive, pela nossa confissão no Deus Trino, a fé na Trindade.

09/06: Companhia Imprescindível!
(Pentecostes) Jesus pediu que seus discípulos não se entristecessem com sua eminente partida. Eles não ficarão sozinhos, pois o Espírito será derramado (Jo 14, 16). Antes de ascender aos céus, ele envia seus discípulos como testemunhas. Contudo, eles não devem sair de Jerusalém antes de serem revestido do Espírito Santo (Lc 24.49). O derramamento do ES é parte imprescindível da obra de Jesus e, portanto, do Evangelho. Sem ele, não há igreja, ou vida cristã. No máximo, temos instituição e religiosidade.

16/06: Presença transformadora!
A vida cristã somente é possível por causa do ES. É essa presença transformadora que nos conduz a uma nova vida, não mais segunda a velha forma da lei escrita em mandamentos de pedra, mas no novo modo do Espírito, que inscreve a vontade de Deus em nossos corações. Somos novas criaturas, que frutificam (Gl 5.22-23) para a glória de Deus!

23/06: Poder vocacional!
O ES também é aquele que distribui dons no meio da igreja. Ao fazê-lo, vocaciona as pessoas para o ministério, para os mais variados serviços. Ele concede capacitação para isso, mas também dá um senso de propósito a cada um dos filhos de Deus. (1 Co 12).

30/06: Amizade espiritual!
Nosso relacionamento com Deus acontece por meio da pessoa do Espírito Santo. É ele que nos ensina a orar como convém (Rm 8.26). É ele quem nos certifica da filiação com Deus Pai, possível por causa da reconciliação operada na cruz por Jesus (Rm 8.16). É por causa do Espírito que habita em nós que sabemos que as promessas acerca de uma plena redenção se cumprirão (2Co 1.22; 5.5). Por isso, também hoje há necessidade de sermos cheios do ES! Qual é o caminho para isto? A oração (Lc 11.13) e o cuidado com os mandamentos sobre a relação com o ES: a) 1Ts 5.19 – Não apaguem o Espírito; b) Ef 4.30 – Não entristeçam o Espírito; c) Ef 5.18 – Deixem-se encher do Espírito; d) Gl 5.16 – Vivam pelo Espírito. Isso tem a ver com nosso dia-a-dia, com nossa espiritualidade, com disciplinas espirituais, com prioridade na relação com Deus.

Compartilhe este conteúdo!